BLOG VASAP, Casa e Decoração, Dicas de Cultivo

Estilo Escandinavo – O que é? Como usar?

Estilo Escandinavo: o queridinho de todos!

Talvez você não esteja ligando o “nome à pessoa”, mas com toda certeza se você gosta de design e decoração já se deparou com o estilo escandinavo por aí em Blogs, Pinterest, Instagram e séries de tv.

Como o próprio nome diz, o estilo surgiu na região dos países nórdicos europeus, a Escandinávia, e não demorou muito para ganhar o mundo. Tanta fama se deve a simplicidade, funcionalidade e beleza que o estilo alia.

Como diria Lina Bo Bardi: Há um gosto de vitória na condição de ser simples, não é preciso muito para ser muito! E isso o estilo escandinavo sabe fazer muito bem, minimalista, mas sem perder o aconchego e principalmente a beleza! Garanto o estilo tem a pegada minimalista, mas não tem nada de sem graça.

Figura 1 https://blog.mooui.com.br/estilo-escandinavo-na-decoracao-infantil/

Tons neutros, como o branco, cinza e bege são à marca forte do estilo, as cores aparecem suavemente ou em tons pastéis. Para contrastar com tanta neutralidade a madeira clara está quase sempre presente! Estas tonalidades são agenciadas nos estofados, tapetes, revestimentos com um mix de texturas, porém sempre aconchegante, afinal os ambientes escandinavos são praticamente um abraço!

Figura 2 https://homepedia.com.br/ambientes/sala/como-decorar-uma-sala-de-estar-com-estilo-escandinavo-em-5-dicas

A iluminação natural também é uma protagonista, já que nas regiões nórdicas da Europa os invernos são muito rigorosos, deixar o sol entrar é aconchegante. Mas se você quer se tornar um adepto do estilo aqui no Brasil é importante tomar cuidado com essa entrada de luz e sol excessiva e utilizar proteções suaves para não perder a neutralidade, porém eficientes.

Figura 3 https://blog.cyrela.com.br/decoracao-escandinava/

Já tá dando pra entender porque o estilo iniciado no século XX tem feito tanto sucesso! Se você também gostou e quer aderir as características do estilo, aí vão algumas dicas:

  • Aposte em uma base neutra com a paleta de branco, bege ou cinza
  • Insira muitas texturas da mesma cor, madeira, revestimentos, algodão, pedras e lã
  • Abuse dos itens que geram aconchego, como almofadas, tapete, poltronas e madeira é claro
  • Falando em madeira sempre claras ou no tom de mel
  • Itens decorativos devem ser pontuais, porém marcantes, como um belo e grande pendente, um vaso com uma planta minimalista ou quadros com frases no lugar de
  • Valorize os objetos de texturas naturais e feitas a mão, tais como macramê, crochê e trançados de palha.

No mais é só correr pro abraço e curtir o aconchego do ambiente escandinavo!

Figura 4 https://www.leroymerlin.com.br/dicas/decoracao-escandinava-formas-simples-de-adequar-o-estilo-ao-seu-apartamento

 

Antes de ir embora, dê uma olhadinha nos nossos produtos, eles são pensados para compor decorações lindas que não prejudicam em nada o nosso planeta!