BLOG

O que você precisa saber para ter uma horta em vasos

Cada vez mais queremos saber a origem do que estamos colocando em nossa mesa. Ter algo cultivado por nós e oferecido a nossa família é mais do que a prática de um hobby, a jardinagem. É um gesto de carinho, de amor.

Mas ainda tem muita gente que acha que ter uma horta em casa é uma tarefa difícil. Não é! Você tem que conhecer as necessidades básicas das hortaliças e preencher todos os pré-requisitos necessários para o bom desenvolvimento de seus temperos. Basta compreender isso que você estará pronto para ter uma horta pra chamar de sua!

E o melhor: você pode cultivar seus temperos em vasos e assim decidir qual o melhor substrato, qual o melhor companheiro de vaso, acertar a necessidade de água e a luminosidade de cada um.

Eu costumo dizer que a grande vantagem de se cultivar uma planta em vaso é que é você quem decide tudo: para o bem e para o mal. Então vamos aprender direito para termos a horta mais saborosa de todas!

ONDE ENCONTRAR AS MUDAS DE TEMPERO

Hoje em dia está muito fácil: em supermercados, em Garden Centers, em Floriculturas, em chácaras e grandes distribuidores.

Escolha uma muda saudável. Este é o primeiro passo para o sucesso.

TAMANHO DO VASO

Lembre que as plantas são colocadas à venda no auge de sua beleza. Isso significa que quando elas chegarem em casa a tendência é que elas fiquem cada vez pior. Isso se aplica também às hortaliças. Então, assim que puder transfira suas mudas para um vaso maior.

LUMINOSIDADE

Os temperos precisam de pelo menos 3 horas de sol DIRETO por dia. Esse é um pré-requisito básico para o desenvolvimento das suas hortaliças.

Dê uma volta na sua casa ou apartamento e ache esse local!!! É aí que os seus temperos vão se desenvolver corretamente!

OS MELHORES COMPANHEIROS DE VASO

Depois temos que escolher a composição dos vasos. Você pode plantar uma espécie de tempero por vaso. E estudar a necessidade de cada um.

Agora, se você tiver pouco espaço ou achar mais interessante colocar vários temperos num mesmo vaso, temos que estudar quais vão melhor plantados juntos porque têm a mesma necessidade.

Uma boa maneira de entender essas necessidades é pensar na origem das hortaliças.

Podem ser plantados juntos:

Temperos de origem mediterrânea: não gostam de umidade nas raízes e são resistentes ao vento. Gostam de um substrato mais drenável.

  • Alecrim
  • Oregano
  • Tomilho
  • Salvia…

Temperos que gostam de mais umidade (e sofrem um pouco com vento)

  • Manjericão
  • Salsinha
  • Salsão
  • Coentro
  • Cebolinha 

Melhor plantar sozinho

Hortelã e mentas em geral (passam o sabor para os outros temperos).

Louro (vira uma árvore).

MONTAGEM DOS VASOS

A montagem dos vasos obedece a seguinte sequência:

Camada de drenagem:

no fundo do vaso coloque argila expandida ocupando cerca ¼  a 1/3  do vaso. Cubra toda a argila com um pedaço de manta bidim.

Substrato:

Para os temperos de origem mediterrânea:

– ½ substrato para floreira

– ½ areia comum

Para os demais temperos:

Eu uso somente o substrato para floreira. Se o local receber mais do que 3 horas de sol, ou receber um pouco de vento, ou se o substrato secar demais com o passar do tempo, eu coloco um pouco de vermiculita misturada no substrato.

Cobertura: 

O ideal é cobrir o substrato para manter a umidade da sua horta. Alguns tipos de cobertura são: serragem, aparas de grama, palha, casca de árvore, pedrisco, argila expandida… Eu gosto da casca de árvore por ser mais ornamental e se tornar matéria orgânica conforme ela vai entrando em decomposição.

DISPOSIÇÃO DOS VASOS

Já conhecendo as necessidades dos temperos você pode escolher quem fica na frente ou quem fica atrás, pegando um pouco mais ou menos de sol.

Sugestão de composição de vasos:

  • Vasos do mesmo modelo de diversos tamanhos diferentes, podendo ter a mesma cor ou não
  • Vasos de diversos modelos e tamanhos diferentes, todos da mesma cor
  • Vasos iguais, um ao lado do outro, cada um com um tempero diferente
  • Vasos retos idênticos grudados um no outro, formando uma espécie de jardineira
  • Jardineiras, formando canteiros diferentes

REGA

A rega da sua horta deve ser diária. Os temperos gostam de água!!! Se se tiver muito calor, você pode regar pela manhã e no fim do dia!

Agora é com você!!!! Coragem!!! Logo mais você estará colocando na sua mesa temperos fresquinhos colhidos de seus próprios vasos!!!